Mapa do Site
Um Programa NacionalIntervenção  Acções     Encontros   Projetos e    Estudos Galeria MultimédiaDocumentosContactos
Notícias   
Notícias   
27/06/2017   Novas Empreitadas da Polis Litoral Norte consignadas

A Sociedade Polis Litoral Norte anunciou um conjunto de 9 empreitadas, num investimento global de 3.77 milhões de euros, dando assim sequência ao seu Plano Estratégico. Este ambicioso plano de obras nos três Municípios (Caminha, Viana do Castelo e Esposende), acontece numa altura em que estão já executados 26 milhões de euros de investimento em 30 empreitadas e estudos complementares.

Assim, foram assinados os autos de consignação de empreitadas em Caminha, Viana do Castelo e Esposende, sendo que 7 dizem respeito a novos troços da futura Ecovia do Litoral Norte, cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020; uma destinada à melhoria das condições de trabalho da comunidade piscatória, financiada pelo Programa Operacional Mar 2020 e pela Docapesca, e uma outra que contribui decisivamente para a preservação das condições naturais de defesa costeira, com a demolição de um restaurante há muito construído em cordão dunar, cujo arranque foi também ser assinalado.


Intervenções Previstas

Intervenção em Caminha:
Modernização do Cais de Pesca: integra o projeto de Requalificação da Marginal de Caminha, já concluído, e prevê, especificamente, o aumento da área útil do cais, o prolongamento da ponte-cais, a reparação/beneficiação da rampa-varadouro e das estruturas para amarração de embarcações, a recuperação das escadas para acesso às embarcações, a instalação de um novo guincho na rampa e o incremento da capacidade de atracação de barcos.
O investimento global associado é de 880 mil euros, cofinanciado em 75% pelo PO Mar 2020, e no restante, pela Docapesca (financiamento nacional).


Viana do Castelo e Esposende:
Intervenção no rio Neiva: foi assinado o protocolo de cooperação entre a Polis Litoral Norte, o Município de Viana do Castelo e o Município de Esposende, para financiamento da componente nacional da obra de construção da ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Neiva que, fazendo parte do traçado da futura Ecovia do Litoral Norte, constituirá a ligação, ao longo de cerca de 300 metros, entre aqueles dois concelhos. Trata-se de um investimento global de 556 mil euros, cofinanciado pelo PO Norte 2020.

Caminha, Viana do Castelo e Esposende:
Arrancaram 7 novos troços da futura Ecovia do Litoral Norte, que, distribuídos pelos três Municípios, implicarão um total de investimentos de 2,53 milhões de euros, cofinanciados pelo PO Norte 2020, designadamente: os troços das margens direita e esquerda do estuário do Rio Âncora; Praia de Arda – Praia de Paçô; Praia Fornelos - Praia Canto Marinho; ponte sobre o Rio Neiva; margem esquerda do estuário do Rio Neiva; Praia de Rio de Moinhos – Praia de Cepães e Praia de Cepães – Praia de Suave Mar. De sublinhar que até ao final do ano ficarão concluídos 43 quilómetros de troços da Ecovia Litoral Norte, num total de 73 quilómetros previstos ao longo dos três concelhos.

A Sociedade Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os Municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, têm como objeto a intervenção numa faixa costeira de cinquenta quilómetros, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de aproximadamente trinta quilómetros. A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural Litoral Norte.

Viana do Castelo, 26 de junho de 2017

 








« voltar


CONHEÇA OS ESTUDOS E PROJETOS DA POLIS LITORAL NORTE
 

ÁREA DE INTERVENÇÃO
5000 ha

FRENTE COSTEIRA
50 Km

ZONAS ESTUARINAS DOS RIOS
Coura / Minho / Âncora / Lima / Neiva / Cávado

ÁREA PROTEGIDA
Parque Natural do Litoral Norte

www.welink.pt
O seu nome O seu email
Nome do amigo Email do amigo
Comentários
 
www.maotdr.gov.pt www.cm-viana-castelo.pt www.cm-esposende.pt www.cm-caminha.pt www.arhnorte.pt portal.icnb.pt http://www.parqueexpo.pt www.ccdrn.pt