Mapa do Site
Um Programa NacionalIntervenção  Acções     Encontros   Projetos e    Estudos Galeria MultimédiaDocumentosContactos
Notícias   
27/06/2017  Novas Empreitadas da Polis Litoral Norte consignadas

A Sociedade Polis Litoral Norte anunciou um conjunto de 9 empreitadas, num investimento global de 3.77 milhões de euros, dando assim sequência ao seu Plano Estratégico. Este ambicioso plano de obras nos três Municípios (Caminha, Viana do Castelo e Esposende), acontece numa altura em que estão já executados 26 milhões de euros de investimento em 30 empreitadas e estudos complementares.

25/01/2017  Apresentação Pública das ações Mar 2020 da Polis Litoral Norte
A Polis Litoral Norte - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, SA, irá concretizar, em 2017, um conjunto de obras em Caminha, Viana do Castelo e Esposende, de modernização de estruturas fundamentais de apoio às actividades económicas ligadas aos recursos naturais do litoral, em particular a pesca tradicional, com financiamento aprovado pelo Programa Operacional Mar 2020, enquadrado no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.
25/01/2017  Apresentação Pública do Programa de Ação da Polis Litoral Norte para 2017

A Polis Litoral Norte - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, SA, irá concretizar, em 2017, um conjunto de empreitadas que visam o reforço dos sistemas naturais e artificiais de defesa costeira, bem como a renaturalização e requalificação de mais alguns troços da orla marítima, em Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

06/01/2017  Sociedade Polis Litoral Norte lança três empreitadas em Esposende
A Sociedade Polis Litoral Norte S.A acaba de lançar três empreitadas no concelho de Esposende, co-financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020.
06/01/2017  Seis diferentes empreitadas lançadas pela Polis Litoral Norte em Viana do Castelo
A Sociedade Polis Litoral Norte S.A acaba de lançar seis diferentes empreitadas no concelho de Viana do Castelo, co-financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020 e co-financiadas em 85 por cento.
06/01/2017  Sociedade Polis Litoral Norte lança empreitadas no concelho de Caminha
A Sociedade Polis Litoral Norte S.A acaba de lançar três empreitadas no concelho de Caminha, co-financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020.
15/11/2016  Aprovada candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Património Natural para “Desenvolvimento de Corredor Ecológico em Carreço e Afife”
Foi aprovada pelo Programa Operacional Regional do Norte, do Portugal 2020, a candidatura apresentada pela Sociedade Polis Litoral Norte para “Desenvolvimento de Corredor Ecológico em Carreço e Afife”.
15/11/2016  Aprovada Candidatura “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha” ao Programa Operacional Regional do Norte
Foi aprovada a candidatura da Sociedade Polis Litoral Norte, SA, ao Programa Operacional Regional do Norte do Portugal 2020 para a execução de “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha”. Trata-se da construção de dois troços da futura Ecovia do Litoral Norte que permitirão a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, entre Moledo e o Pinhal da Gelfa, numa extensão total, englobando outros troços já executados, de aproximadamente 5750 metros.
15/11/2016  Apresentada candidatura para “Infraestruturas para valorização e visitação da Mata Nacional da Gelfa” pela Sociedade Polis Litoral Norte
A Sociedade Polis Litoral Norte apresentou a candidatura “Infraestruturas para valorização e visitação da Mata Nacional da Gelfa” ao Programa Operacional Regional do Norte. Trata-se da construção de um troço da futura Ecovia do Litoral Norte no concelho de Caminha, que permitirá a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, entre Moledo e o Forte do Cão, na Gelfa, ao longo de 7.100 metros.
15/11/2016  Sociedade Polis Litoral Norte apresenta candidatura para “Infraestruturas para valorização e visitação da margem direita do rio Neiva”
A Polis Litoral Norte apresentou ao Programa Operacional Regional do Norte – Património Natural a candidatura “Infraestruturas para valorização e visitação da margem direita do rio Neiva”. Em causa está a construção de um troço da futura Ecovia do Litoral Norte, que uma vez materializado no terreno, permitirá a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, desde o centro da freguesia de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, à freguesia de Antas, em Esposende, numa extensão total de aproximadamente 3.700 metros.
15/11/2016  Sociedade Polis Litoral Norte apresenta candidatura para criar “Infraestruturas para valorização e visitação do estuário do Rio Neiva – ponte pedonal e ciclável”
A intervenção consiste na construção de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Neiva e o prolongamento, para norte e sul, do traçado da Ecovia do Litoral Norte, numa extensão de aproximadamente 300 metros. Depois de realizada, esta intervenção permitirá a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, desde o centro da freguesia de Chafé, em Viana do Castelo, à freguesia de Antas, em Esposende, numa extensão total de aproximadamente 3.700 m.
15/11/2016  Apresentada candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Património Natural para “Infraestruturas para valorização e visitação do Parque Natural do Litoral Norte – troço entre as praias de
A Sociedade Polis Litoral Norte SA apresentou uma nova candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Património Natural, para a implementação de “Infraestruturas para valorização e visitação do Parque Natural do Litoral Norte – troço entre as praias de Rio de Moinhos e de Cepães”, em Esposende. A intervenção consiste na construção de um troço de aproximadamente 1.050 metros da futura Ecovia do Litoral Norte que, uma vez materializado no terreno, permitirá a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, entre a Praia de Rio de Moinhos e a marginal da cidade de Esposende, numa extensão total de 4.800 metros.
01/09/2016  Apresentada candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Património Natural para “Desenvolvimento de Infraestruturas Verdes no Rio Neiva”
A Sociedade Polis Litoral Norte SA apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte do Portugal 2020 para “Desenvolvimento de Infraestruturas Verdes no Rio Neiva”.
01/09/2016  Apresentada candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Património Natural para “Desenvolvimento de Infraestruturas Verdes no Rio Âncora”
A Sociedade Polis Litoral Norte SA apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte do Portugal 2020 para “Desenvolvimento de Infraestruturas Verdes no Rio Âncora”, que incide sobre uma área de cerca de 14 hectares, contemplando percursos de visitação e contemplação pedonais e cicláveis numa extensão de aproximadamente 790m, e que consiste na execução de um conjunto de trabalhos com vista à diminuição do risco, e à preservação, requalificação e divulgação dos valores naturais existentes na zona estuarina do rio.
01/09/2016  Sociedade Polis Litoral Norte apresentou a Candidatura “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha” ao Programa Operacional Regional do Norte
A Sociedade Polis Litoral Norte SA apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte do Portugal 2020 para a execução de “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha”. Trata-se da construção de dois troços da futura Ecovia do Litoral Norte que permitirão a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, de Moledo ao Pinhal da Gelfa, numa extensão total, englobando outros troços já executados, de aproximadamente 5750 metros.
01/09/2016  Sociedade Polis Litoral Norte apresentou a Candidatura “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Viana do Castelo” ao Programa Operacional Regional do Norte
A Sociedade Polis Litoral Norte SA apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte do Portugal 2020 para a execução de “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Viana do Castelo”. Em causa está a construção de um troço de aproximadamente 1300 m da futura Ecovia do Litoral Norte, que, uma vez materializado no terreno, permitirá a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, da Praia de Afife à Praia Norte, na cidade de Viana do Castelo, numa extensão total, englobando outros troços já executados, de 10650m.
01/09/2016  Sociedade Polis Litoral Norte apresentou a Candidatura “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Esposende” ao Programa Operacional Regional do Norte
A Sociedade Polis Litoral Norte SA apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte do Portugal 2020 para a execução de “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Esposende”. Em causa está a construção de um troço de aproximadamente 1100 metros da futura Ecovia do Litoral Norte que, uma vez materializada no terreno, permitirá a ligação ininterrupta em canal pedonal e ciclável, da Praia de Cepães à marginal da cidade de Esposende, numa extensão total, englobando outros troços já executados, de 3750 m.
01/09/2016  Apresentada candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte – Património Natural para “Desenvolvimento de Corredor Ecológico em Carreço e Afife”

A Sociedade Polis Litoral Norte SA apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte do Portugal 2020, para “Desenvolvimento de um Corredor Ecológico em Carreço e Afife”, designadamente sobre a área que bordeja a nascente o cordão dunar e zonas húmidas, entre as Praias de Arda/Bico, em Afife, e a Praia de Paçô, em Carreço, numa extensão de cerca de 1500 m, com percursos de visitação e contemplação pedonais e cicláveis, e a realização de ações de comunicação e divulgação da infraestrutura.

21/06/2016  Aprovação da candidatura ao POSEUR para Proteção e reabilitação de sistemas costeiros naturais em Caminha e Viana do Castelo
O Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - POSEUR/Fundo de Coesão, no âmbito do Concurso “Proteção do Litoral – Ações Materiais e Ações que visam a produção de conhecimento, gestão de informação e Monitorização”, aprovou a candidatura da Sociedade Polis Litoral Norte SA relativa à  “Proteção e reabilitação de sistemas costeiros naturais em Caminha e Viana do Castelo”. As operações propostas visam incrementar a capacidade de defesa costeira mediante o reforço de cordões dunares, irradicação de vegetação infestante e promoção do crescimento de vegetação autóctone, e o ordenamento do estacionamento automóvel e acesso pedonal às praias, garantindo a preservação de cordões dunares.
21/06/2016  Aprovação da candidatura ao POSEUR para Reabilitação de Estruturas de defesa e proteção costeira em Viana do Castelo e Esposende
O Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - POSEUR/Fundo de Coesão, no âmbito do Concurso “Proteção do Litoral – Ações Materiais e Ações que visam a produção de conhecimento, gestão de informação e Monitorização”, aprovou a Candidatura apresentada pela Polis Litoral Norte para a “Reabilitação de Estruturas de defesa e proteção costeira em Viana do Castelo e em Esposende”.
14/01/2016  Inauguradas Empreitadas da frente ribeirinha do núcleo do Cabedelo, a execução das infraestruturas associadas à utilização da praia da Gelfa e reforço e proteção dos sistemas dunares e renaturalização

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, acompanhado da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, visitou o litoral norte, onde inaugurou a Empreitada da frente ribeirinha do núcleo do Cabedelo, a Empreitada para execução das infraestruturas associadas à utilização da praia da Gelfa e a Empreitada de reforço e proteção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas - Foz do Rio Âncora.

16/10/2015  Concluída a Requalificação e valorização das Praias de Rio de Moinhos e Ramalha

As intervenções de requalificação e valorização da praia de Rio de Moinhos e da praia da Ramalha estão concluídas. Nestas praias foram criadas e/ou requalificadas as infraestruturas de apoio ao espaço balnear, com novos corredores pedonais e zonas de circulação automóvel, espaços para estacionamento automóvel, novos passadiços pedonais de acesso ao areal e novas redes de infraestruturas.

16/10/2015  Reforço do Sistema Dunar e Proteção da Linha de Costa da Praia de Ofir concluído
Estão já concluídas as intervenções de reforço do sistema dunar e proteção da linha de costa da Praia de Ofir, através das quais se incrementou a resiliência daquela linha de costa.
16/10/2015  Empreitada de Reordenamento e Qualificação da frente marítima do núcleo da Praia de Carreço concluída
A Polis Litoral Norte terminou a empreitada de reordenamento e qualificação da frente marítima do núcleo da Praia de Carreço, que visou a beneficiação da via existente de acesso à praia, através da repavimentação e reperfilamento da mesma, a criação de uma nova área de estacionamento para autocarros e a beneficiação dos espaços verdes.
16/10/2015  Empreitada de Reforço e Proteção dos Sistemas Dunares e Renaturalização de Áreas Naturais Degradadas: 2.ª fase - Foz do Rio Âncora concluída
Está já concluída a Empreitada de Reforço e Proteção dos Sistemas Dunares e Renaturalização de Áreas Naturais Degradadas: 2.ª fase - Foz do Rio Âncora, através da qual foram implementadas diversas medidas corretivas de erosão superficial e de reordenamento de áreas construídas em zonas de risco, com consequente reposição das condições de ambiente natural, tais como a consolidação e fixação de margens do rio com recurso a técnicas de bioengenharia; a reabertura do leito secundário do rio; o reforço do cordão dunar, em especial na zona do anterior rompimento da Duna dos Caldeirões; a reconstrução de passadiços sobrelevados de acesso à praia e de um observatório da natureza no remate do passadiço da Duna dos Caldeirões; limpeza de espécies exóticas infestantes; a renaturalização do acesso rodoviário na parte terminal da Rua de Águas Férreas; e a colocação de painéis informativos dos valores naturais existentes.
01/07/2015  Empreitadas de Recuperação, Proteção de Sistemas Dunares Degradados e Renaturalização de Áreas Naturais Degradadas – Área Costeira de Caminha e Viana do Castelo
A Polis Litoral Norte - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, SA deu início a um conjunto de empreitadas em Caminha e Viana do Castelo, nomeadamente nas zonas de Rochedos de Santo Isidoro, Montedor, Areosa, Rodanho e Pedra Alta / Foz do Neiva.
27/03/2015  Início da Empreitada de Reforço e Proteção dos Sistemas Dunares e Renaturalização de Áreas Naturais Degradadas (2.ª fase) Foz do Rio âncora
A Polis Litoral Norte - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, SA, vai dar início à empreitada de Reforço e Proteção dos Sistemas Dunares e Renaturalização de Áreas Naturais Degradadas (2.ª fase) da Foz do Rio Âncora (Caminha). Trata-se de um investimento global no valor de 392 mil euros, sendo financiado pela União Europeia através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território em 85% e pelo Estado Português em 15%.
20/03/2015  Inaugurada a empreitada de requalificação da frente marítima de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende
A Polis Litoral Norte e a Câmara Municipal de Esposende inauguraram, numa cerimónia presidida por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, que contou também com a presença do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, Eng. Jorge Moreira da Silva, a empreitada de requalificação da frente marítima de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende.
09/03/2015  Concluídas Empreitadas nas Praia de Afife e na Frente Marítima de Fão
A Polis Litoral Norte - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, SA concluiu recentemente as empreitadas de Requalificação de Infraestruturas de Apoio ao Uso Balnear na Praia de Afife, em Viana do Castelo, e do Reordenamento e Qualificação da Frente Ribeirinha de Fão, em Esposende.
09/03/2015  Decorrem várias empreitadas nos três Municípios da Polis Litoral Norte
Encontram-se em curso, no âmbito da Polis Litoral Norte, várias empreitadas, num investimento global de aproximadamente 6,3 milhões de euros.
09/03/2015  Empreitadas de Recuperação e Proteção de Sistemas Dunares arrancam em breve
A Polis Litoral Norte irá lançar, em breve, cinco empreitadas nos três Municípios que a integram, e que visam sobretudo a recuperação e proteção dos sistemas dunares da frente marítima daqueles concelhos.
09/03/2015  Empreitadas no Litoral de Viana do Castelo em concurso
A Polis Litoral Norte tem actualmente em concurso para contratação de empreitadas, ações no litoral de Viana do Castelo, num investimento global a rondar os 6,8 milhões de euros.
29/07/2014  Empreitada de Recuperação, Proteção de Sistemas Dunares Degradados e Renaturalização de Áreas Naturais Degradadas – Área Costeira de Esposende
Está a decorrer mais um concurso público para a contratação de uma nova empreitada Polis Litoral Norte no concelho de Esposende.
17/01/2014  Empreitada de Requalificação da Frente Marítima de S. Bartolomeu do Mar
Foi lançado o concurso público para contratação desta empreitada Polis Litoral Norte no concelho de Esposende, com o preço base de 1.065.000€, devendo a obra ficar concluída até Novembro de 2014
17/01/2014  Empreitada de Reordenamento e Qualificação da Frente Marítima do Núcleo da Praia de Carreço
Foi lançado o concurso público para contratação desta empreitada Polis Litoral Norte no concelho de Viana do Castelo, com o preço base de 465.000€, devendo a obra ficar concluída até Outubro de 2014
30/12/2013  Empreitada de Reordenamento e Qualificação da Frente Marítima do Núcleo da Amorosa – Viana do Castelo
Foi lançado o concurso público para contratação desta empreitada Polis Litoral Norte no concelho de Viana do Castelo, com o preço base de 1.825.000,00€, e devendo a obra ficar concluída até Abril de 2015
14/11/2013  Empreitada de Manutenção e Reforço do Cordão Dunar da Restinga de Ofir

24/09/2013  Empreitada de Reordenamento e Qualificação da Frente Marítima do Núcleo de Pedra Alta
Foi lançado o concurso público para a contratação desta empreitada, com o preço base de 1.143.000,00€ e um prazo de execução de 240 dias, devendo a obra ficar concluída até Novembro de 2014.
13/02/2013  Polis Litoral Norte vai lançar novas empreitadas com apoios comunitários
Foi aprovado pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território, o financiamento de um conjunto de acções de reabilitação e valorização da costa litoral Norte, que visam a preservação dos ecossistemas naturais e a protecção de pessoas e bens, permitindo alavancar um investimento de cerca de 16,9 milhões de euros
18/01/2013  Empreitada de Requalificação da Frente Ribeirinha de Fão
Mais uma obra Polis Litoral Norte no concelho de Esposende!
17/09/2012  Intervenção no Núcleo de Santiago da Barra
19/07/2012  Inaugurada a 4ª fase da Requalificação da Frente Ribeirinha de Esposende

Enquadrado nas medidas de requalificação e revitalização de núcleos urbano-ribeirinhos, que visam criar espaços de fruição coletiva que permitam a vivência da cidade com os rios, estuários e com o mar, foi inaugurado no passado sábado dia 14 de julho mais um troço da Frente Ribeirinha de Esposende, um investimento de cerca de 1,21 milhões euros.

11/01/2012  Projeto inovador para recuperar Duna de Moledo
A Polis Litoral Norte concluiu o projeto de recuperação do cordão dunar da praia de Moledo. O projeto é da autoria de Veloso Gomes e permitirá repor o cordão dunar que foi sofreu uma erosão muito acentuada no último ano.
29/11/2011  Requalificação da Frente Ribeirinha de Esposende
A empreitada de requalificação da Marginal de Esposende (3ª fase) já está no terreno e as obras prolongam-se até Agosto.
Empreitada de requalificação de Santiago da Barra
A Polis Litoral Norte lançou o concurso para a empreitada de requalificação da zona envolvente ao forte de Santiago da Barra. A abertura das propostas será feita a 6 de Janeiro e a empreitada terá a duração de 240 dias.
04/07/2011  Polis Litoral Norte promove discussão sobre erosão costeira

A erosão costeira esteve em discussão no workshop técnico promovido pela Polis Litoral Norte que decorreu em Viana do Castelo.
14/06/2011  Concluída obra no Portinho do Lumiar

O esporão do Portinho do Lumiar, em Carreço, foi intervencionado. A obra de consolidação já está concluída.
07/06/2011  Adjudicados projectos para valorização dos estuários do Âncora e Coura

A Polis Litoral Norte adjudicou a elaboração dos projectos de execução da valorização paisagística e ambiental dos estuários dos rios Âncora e Coura. Os projectos vão ser desenvolvidos pelo gabinete Prospectiva.

10/02/2011  Sessão pública em Castelo do Neiva
A Polis Litoral Norte apresentou à população do Castelo do Neiva as intervenções previstas para a zona da Pedra Alta.
Perante uma sala cheia, foi apresentado o Projecto de Requalificação da Frente Marítima da Pedra Alta, com o arquitecto Tiago Torres Campos a mostrar as propostas para a zona do portinho e para o núcleo populacional envolvente.
19/01/2011  Pressão automóvel restringida
A empreitada de Requalificação Ambiental do Pinhal de Ofir está concluída. A intervenção teve por objectivo a promoção da qualidade ambiental da população residente e utilizadora, através da requalificação da arquitectura e da disciplina de utilização dos espaços públicos que servem de acesso às parcelas existentes e aos sistemas naturais identificados.
19/01/2011  Percurso da Natureza do Parque Natural do Litoral Norte

O percurso da natureza construído pela Polis Litoral Norte na margem esquerda do rio Cávado já está aberto ao público. São 830 metros de um percurso que bordeja o rio e permite a observação da avifauna.

19/01/2011  Polis Litoral Norte investe 13,8 milhões de euros em 2011
A Polis Litoral Norte vai investir um total de 13,8 milhões de Euros em 2011, lançando um conjunto de empreitadas nos três concelhos alvo de intervenção, além da conclusão de vários estudos e projectos em desenvolvimento.
29/11/2010  Ministra do Ambiente nos Encontros do Litoral
A Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Eng.ª. Dulce Álvaro Pássaro, esteve presente na sessão de abertura dos Encontros do Litoral que este ano juntaram perto de 400 pessoas a 24 e 25 de Novembro no auditório de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
29/11/2010  Assembleia Geral aprova Plano Estratégico
A Assembleia Geral da Sociedade Polis Litoral Norte aprovou o Plano Estratégico de Requalificação e Valorização do Litoral Norte. Reunidos em Viana do Castelo a 23 de Novembro, os accionistas aprovaram ainda o Relatório e Contas de 2010 e o Plano de Actividade e Orçamento para 2011.
20/10/2010  Encontro do Litoral a 24 e 25 de Novembro
O segundo Encontro do Litoral vai decorrer a 24 e 25 de Novembro no Auditório de Santiago da Barra. Promovido pela Polis Litoral Norte, este encontro tem por tema central as relações entre o Litoral Norte e a Galiza.
Académicos e especialistas vão debater as zonas costeiras: potencialidades e desafios; o mar e os estuários: gerir, preservar, explorar e um território para a sustentabilidade.
A participação é gratuita mediante inscrição prévia para o mail
encontro@polislitoralnorte.pt.
20/10/2010  Percurso da Natureza em Obra

A Polis Litoral Norte tem em execução a empreitada de prolongamento do passadiço da margem esquerda do rio Cávado.
O passadiço, com uma extensão de 830 metros, inclui um posto de observação da avifauna, está incluído nos percursos da natureza do Parque Natural do Litoral Norte.
A empreitada, a cargo da empresa Nogueira Fernandes Lda e tem um custo total de 203.060 euros, sendo o projecto do Parque Natural do Litoral Norte
Na mesma zona está a decorrer a empreitada de Requalificação Ambiental do Pinhal de Ofir, obra da responsabilidade da empresa Aurélio Martins Sobreiro e Filhos, Lda, com um custo total de 517.719,77€.
Prevê-se a conclusão das duas empreitadas no final de Novembro.

Polis Litoral Norte arranca com a primeira empreitada

A empreitada de requalificação ambiental do pinhal de Ofir arranca esta semana e prolonga-se por 120 dias. Os trabalhos incidem no reperfilamento dos arruamentos no interior do pinhal, com demarcação da circulação automóvel e de peões.
A obra tem um custo total de meio milhão de euros e está a cargo da empresa Aurélio Martins Sobreiro e Filhos, Lda. O projecto agora em execução é da autoria do arquitecto Vítor Mogadouro.

Para nove praias

A arquitecta Maria João Patronilho, em consórcio com Atelier do Beco da Bela Vista e Segropol, está a desenvolver os projectos para os nove planos de praia a serem desenvolvidos pela Polis Litoral Norte nas praias da Ramalha, Cepães/Suave Mar, Rio de Moinhos, Pedra Alta, Amorosa, Paçô, Arda/Bico, Afife e Ínsua. A adjudicação deste trabalho ocorre depois de Maria João Petronilho ter vencido o concurso de concepção.

Intervenção no espaço público

O gabinete GIPP está a projectar o reordenamento e qualificação do núcleo da Amorosa, que comporta a beneficiação do espaço público da Amorosa Nova e Amorosa Velha, incluindo renovação de infra-estruturas, beneficiação de vias internas e criação de áreas de estacionamento.
O projecto incide na gestão da mobilidade pedonal, ciclável e viária, organização dos estacionamentos, eliminação de barreiras arquitectónicas, arborização dos arruamentos e alargamento de passeios e criação de uma praça franca na centralidade principal com reordenamento do trânsito automóvel.

15/03/2010  Litoral Norte presente em conferência internacional
Uma exposição sobre a tradição e os novos usos do sargaço e das algas e uma degustação de pratos confeccionados com algas marcaram presença na Conferência Anual da Asosociação Europeia de Mamíferos Marinhos, que decorreu em Lisboa promovida pelo Jardim Zoológico de Lisboa.
18/02/2010  Vinte e cinco em concurso para requalificar pinhal de Ofir

Vinte e cinco empresas de construção civil e obras públicas apresentaram propostas para a empreitada de requalificação ambiental do pinhal de Ofir lançada pela Polis Litoral Norte. As propostas estão agora a ser avaliadas. A empreitada será a primeira obra no terreno da intervenção e tem um prazo de execução de 120 dias, devendo estar concluída até ao início da época balnear.

Avaliação ambiental estratégica em consulta pública
O Relatório Ambiental Preliminar do Plano Estratégico da intervenção do Polis Litoral Norte está em Consulta Pública até 5 de Fevereiro, cumprindo-se assim o estabelecido no nº6 do artigo 7º do Decreto-Lei 232/2007.
Os documentos estão disponíveis neste site, realizando-se a consulta pública na sede da Polis Litoral Norte, nas Câmaras Municipais de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, na ARH Norte e na sede do Parque Natural do Litoral Norte.
Lançado concurso para requalificação do Cabedelo

O projecto de requalificação do Cabedelo que a Polis Litoral Norte lançou agora a concurso visa a promoção de condições para a promoção das actividades relacionadas com a fruição do rio e do mar nas componentes recreativa, lazer, turística e desportiva.

Primeira empreitada a concurso
A empreitada de requalificação ambiental do pinhal de Ofir está a concurso. O valor máximo da empreitada é de 936 mil euros e tem por objectivo o arranjo dos arruamentos daquele núcleo turístico.
Quarenta acções até 2013

A actuação do Polis Litoral Norte desenvolve-se ao longo de 50 quilómetros de costa, entre o sul do concelho de Esposende e Caminha, na foz do rio Coura.
Até 2013 vão ser desenvolvidas cerca de 40 acções que têm por objectivo proteger, preservar e valorizar o património natural, cultural e humano, com o fim último de contribuir para que este território único se torne, cada vez mais, um território de excelência.

Arquitectos projectam requalificação de 12 hectares

A Polis Litoral Norte vai promover a requalificação da frente ribeirinha de Caminha, tendo lançado o concurso de arquitectura para o projecto.
A intervenção na frente ribeirinha de Caminha terá um custo de 5 milhões de Euros e abrange uma área de 12 hectares, tendo por objectivo dotar aquele espaço de condições de vivência e usufruto pela população e visitantes, permitindo uma ligação rio/terra de qualidade.


CONHEÇA OS ESTUDOS E PROJETOS DA POLIS LITORAL NORTE
 

ÁREA DE INTERVENÇÃO
5000 ha

FRENTE COSTEIRA
50 Km

ZONAS ESTUARINAS DOS RIOS
Coura / Minho / Âncora / Lima / Neiva / Cávado

ÁREA PROTEGIDA
Parque Natural do Litoral Norte

www.welink.pt
 
www.maotdr.gov.pt www.cm-viana-castelo.pt www.cm-esposende.pt www.cm-caminha.pt www.arhnorte.pt portal.icnb.pt http://www.parqueexpo.pt www.ccdrn.pt