Sociedade Polis Litoral Norte apresentou a Candidatura “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha” ao Programa Operacional Regional do Norte

A Sociedade Polis Litoral Norte SA apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte do Portugal 2020 para a execução de “Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Caminha”. Trata-se da construção de dois troços da futura Ecovia do Litoral Norte que permitirão a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, de Moledo ao Pinhal da Gelfa, numa extensão total, englobando outros troços já executados, de aproximadamente 5750 metros.


 O primeiro troço refere-se à ligação da Capela de Santo Isidoro à ciclovia já existente a norte de Vila Praia de Âncora, numa extensão de aproximadamente 670 metros. Aqui haverá, numa parte, a partilha de canal com o uso motorizado. Depois, mais a sul e até ao troço de ciclovia existente, o canal pedonal e ciclável desenvolver-se-á na berma poente, desempenhando a função de delimitação da circulação motorizada, protegendo assim o ecossistema costeiro aí existente. O segundo troço é a ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Âncora, numa extensão de aproximadamente 90m, que permitirá unir os percursos pedonais e cicláveis a desenvolver nas margens do rio. Esta travessia será constituída por uma solução estrutural mista (metal/betão), e com apoios ao solo apenas nas duas margens.


Com esta candidatura pretende-se reproduzir e multiplicar as mais-valias ambientais e de ordenamento da orla costeira reconhecidas no POOC Caminha-Espinho e transformá-la, simultaneamente, num produto turístico sustentável, com capacidade para captar novos públicos. Visa-se ainda, com esta intervenção, a promoção da mobilidade sustentável e ambientalmente correta, como forma de vivência da orla costeira e a valorização e promoção dos valores naturais e culturais singulares do Litoral Norte, como mote de promoção territorial, atingindo três grandes pilares, nomeadamente a proteção, valorização ambiental e ordenamento da orla costeira através da construção da Ecovia do Litoral Norte; a criação de um corredor que promove a mobilidade sustentável neste território; a transformação do bem patrimonial e natural de excecional qualidade, como é o caso da faixa costeira da Litoral Norte, num produto turístico que é imprescindível preservar, capaz de responder às necessidades já hoje sentidas nesta área e de captar novos públicos.

Financiamento: 
Programa Operacional Regional do Norte 
PATRIMÓNIO NATURAL
 Qualidade ambiental
Objetivo Temático: Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética

Valor global: 
283 192,79 €

Polis Litoral Norte, Sociedade para a Requalificação e valorização do Litoral Norte, S.A. (em liquidação)

 

Edifício de Apoio à Doca de Recreio

4900-405 Viana do Castelo

Telf. 258 806 440

Fax. 258 806 449

geral@polislitoralnorte.pt

Acionistas:
Financiamento: