Inaugurado Passeio Francisco Sampaio em Caminha

As freguesias de Vila Praia de Âncora e Âncora já têm um novo passadiço que as une.

 

O investimento, no valor global de cerca de 705 mil euros, foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte e pelo Município de Caminha.

Placa de homenagem Fancisco Sampaio.jpg
Passeio Francisco Sampaio 2.jpg
Passeio Francisco Sampaio 1.jpg

A Sociedade Polis Litoral Norte inaugurou no dia 29 de setembro de 2018 o “Passeio Francisco Sampaio”, um percurso que resultou da execução de duas empreitadas de construção de troços da futura Ecovia do Litoral Norte e que, a partir de agora, permitem fazer a ligação ininterrupta, a pé ou de bicicleta, entre Moledo e o pinhal da Gelfa, na freguesia de Âncora, numa extensão total de perto de seis quilómetros.

 

A sessão, que pretendeu homenagear o Dr. Francisco Sampaio, antigo presidente da já extinta Região de Turismo do Alto Minho e destacada personalidade do concelho de Caminha, contou com a presença das secretárias de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Na ocasião, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, fez um breve balanço da atividade desenvolvida no concelho de Caminha. “Nestes três anos de Governo, a Polis Litoral Norte e a Agência Portuguesa do Ambiente investiram neste Litoral Norte 22,5 milhões de euros”, afirmou, destacando que se trata de um valor essencialmente dirigido para as obras de defesa e proteção costeira, apoio à valorização de estruturas ligadas à atividade económica local, nomeadamente portinhos de pesca, e valorização das praias".

 

Já o presidente da Câmara Municipal de Caminha, que assinalou naquele dia cinco anos de mandato, recordou o papel determinante de Francisco Sampaio na divulgação de Caminha e do Norte de Portugal, tendo afirmado que o homenageado é um visionário no que ao turismo diz respeito.

 

Por fim, também a secretária de Estado do Turismo destacou o seu trabalho na divulgação daquilo que apelidou de fator diferenciador de Portugal no mundo. “Francisco Sampaio foi dos primeiros a afirmar que a mais-valia de Portugal está no que nos distingue dos outros. A etnografia, a gastronomia e, sobretudo, o povo”, concluiu Ana Mendes Godinho.

Polis Litoral Norte, Sociedade para a Requalificação e valorização do Litoral Norte, S.A. (em liquidação)

 

Edifício de Apoio à Doca de Recreio

4900-405 Viana do Castelo

Telf. 258 806 440

Fax. 258 806 449

geral@polislitoralnorte.pt

Acionistas:
Financiamento: