Promoção da mobilidade sustentável como forma de vivência da zona costeira

Ecovia do Litoral

Percurso pedonal de 73 Km, entre Ramalha - Esposende e Vilar de Mouros - Caminha

Percursos complementares

Ações 2017

Infraestruturas para valorização e visitação de

Áreas Classificadas no Concelho de Caminha -

Troço entre a Capela de St. Isidoro e Cambôas

Infraestruturas verdes nas Margens do Rio Âncora

Corredor Ecológico entre Carreço e Afife

Infraestruturas para valorização e visitação de

Áreas Classificadas no Concelho de Viana do Castelo - Troço entre Montedor e Areosa

Infraestruturas para valorização e visitação do estuário do Rio Neiva - ponte pedonal e ciclável

Infraestruturas verdes na Margem esquerda do Rio Neiva

Infraestruturas para valorização e visitação do Parque Natural do Litoral Norte - Troço entre as Praias de Rio de Moinhos e de Cepães

Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Esposende - Troço entre a Praia de Cepães e a Marginal de Esposende

Criação de condições para a promoção de formas ambientalmente sustentáveis de fruição da zona costeira, nomeadamente com a criação de uma rede de circuitos cicláveis e pedonais que associem as vertentes culturais e naturais existentes neste território. Desenvolvimento de uma oferta ambiental e turística complementar ao uso balnear.

Ecovia do Litoral Norte e Percursos Complementares

Criação de condições para a promoção de formas ambientalmente sustentáveis de fruição da zona costeira, nomeadamente pela criação de uma rede de circuitos cicláveis e pedonais que associam as vertentes culturais e naturais existentes neste território, numa ligação contínua entre os concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende. Complementarmente, pretende-se o desenvolvimento de uma oferta ambiental e turística complementar ao uso balnear.

Percurso pedonal de 73 Km, entre Ramalha - Esposende e Vilar de Mouros - Caminha

Percursos de natureza no Parque Natural do Litoral Norte

 

Estes percursos, nos seus traçados deverão respeitar de forma intocável os valores naturais em presença (por exemplo, serem construídos em passadiços sobrelevados na travessia das dunas), poderão ser percorridos por meios não mecânicos e deverão ser locais privilegiados para a afixação de informação ambiental.

 

Troços da Ecovia do Litoral Norte

Infraestruturas para valorização e visitação de Áreas Classificadas

no Concelho de Caminha | Caminha

Construção de 2 troços da futura Ecovia do Litoral Norte, entre a Capela de Santo Isidoro e a ciclovia de Vila Praia de Âncora, e a ponte pedonal sobre o Rio Âncora, que permitirão, considerando os troços adjacentes já construídos e a construir no curto prazo, a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, de Moledo ao forte do Cão numa extensão total de aproximadamente 7.100 m. Compreende ainda iluminação pública, mobiliário urbano, sinalização e arranjos na envolvente.

Antes

Depois

 

Infraestruturas verdes nas Margens do Rio Âncora | Caminha

Incide sobre uma área de cerca de 14ha em ambas as margens do Rio Âncora, e visa a construção de percursos de visitação e contemplação, pedonais e cicláveis, que farão parte da Ecovia do Litoral Norte numa extensão de aproximadamente 790 m, com vista à diminuição do risco, preservação, requalificação e divulgação da zona estuarina do Rio Âncora. Inclui ainda a eliminação das grandes manchas de espécies exóticas invasoras, a reabilitação da galeria ripícola, a valorização do habitat de espécies faunísticas autóctones através da criação de abrigos para a fauna, com a necessária sinalização regulamentar e informativa dos valores em presença.

Antes

Depois

 

Corredor Ecológico entre Carreço e Afife | Viana do Castelo

Intervenção entre a Praia de Arda/Bico e a Praia de Paçô, numa extensão de cerca de 1.500 m, compreendendo percursos de visitação e contemplação, pedonais e cicláveis, ao longo da faixa entre o cordão dunar e a área agrícola. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa, no âmbito da futura Ecovia do Litoral Norte (percurso e valores em presença).

 

Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Viana do Castelo | Viana do Castelo

Construção de um troço de aproximadamente 1.300 m da futura Ecovia do Litoral Norte, entre a Praia de Fornelos e o Portinho do Lumiar, que materializará, em conjunto com outros troços adjacentes já construídos ou a construir no curto prazo, um percurso pedonal e ciclável entre a Praia de Arda/Bico e a Praia Norte, numa extensão total de 10.650 m. Compreende ainda sinalização regulamentar e informativa da infraestrutura e dos valores em presença, mobiliário urbano e um ponto de apoio/encontro.

Antes

Depois

 

Infraestruturas para valorização e visitação do estuário do rio Neiva - ponte pedonal e ciclável | Esposende e Viana do Castelo

Construção de uma ponte sobre o rio Neiva, que, no âmbito da futura Ecovia do Litoral Norte, permitirá uma ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, desde a margem esquerda da foz do Rio Neiva ao centro da freguesia de Castelo do Neiva, já no concelho de Viana do Castelo.

Antes

Durante

Durante

 

Infraestruturas verdes na Margem esquerda do Rio Neiva | Esposende

Preservação, requalificação e divulgação dos valores naturais existentes na área estuarina do rio Neiva, pela diminuição do risco inerente às zonas ribeirinhas estuarinas mais sujeitas às ações das marés, através de:

  • recuperação, qualificação e reforço das margens;

  • revitalização das galerias ripícolas;

  • recuperação de áreas degradadas;

  • contenção da ocupação humana;

  • criação de percursos pedonais e cicláveis.

Antes

Depois

 

Infraestruturas para valorização e visitação do Parque Natural do Litoral Norte - troço entre as praias de Rio de Moinhos e de Cepães | Esposende

Construção de 1 troço de aproximadamente 1.050 metros da futura Ecovia do Litoral Norte, que uma vez materializado no terreno, permitirá a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, da Praia de Rio Moinhos à marginal de Esposende, numa extensão total de 4.800 metros. Compreende a execução da indispensável sinalização regulamentar e informativa da própria infraestrutura e dos valores em presença, bem como de mobiliário urbano.

 

Infraestruturas para valorização e visitação de áreas classificadas no concelho de Esposende - troço entre a praia de Cepães e a marginal de Esposende | Esposende

Construção de um troço de aproximadamente 1.100 metros da futura Ecovia do Litoral Norte, que uma vez materializado no terreno, permitirá a ligação ininterrupta, em canal pedonal e ciclável, da Praia de Rio de Moinhos, à marginal de Esposende, numa extensão total de 4.800 m. Compreende a indispensável sinalização regulamentar e informativa da própria infraestrutura e dos valores em presença, bem como de mobiliário urbano.

Antes

Depois

Polis Litoral Norte, Sociedade para a Requalificação e valorização do Litoral Norte, S.A. (em liquidação)

 

Edifício de Apoio à Doca de Recreio

4900-405 Viana do Castelo

Telf. 258 806 440

Fax. 258 806 449

geral@polislitoralnorte.pt

Acionistas:
Financiamento: