Estudo de vulnerabilidades e riscos às acções diretas e indiretas do mar - 1ª fase

Estudo desenvolvido para a Polis Litoral Norte pelo Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos com coordenação do Professor Veloso Gomes.

“A Orla Costeira dos Concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende continua a gerar uma especial e intensa apetência, para a sua ocupação, uso e transformação;
Continua a verificar-se uma situação generalizada de regressão ou recuo da linha de costa na planície costeira de baixa altitude nos troços em que não existem formações naturais rochosas  de protecção;
Continua a evidenciar-se a expansão de norte para sul dos fenómenos de regressão ou recuo da linha de costa. Estes fenómenos propagam-se no sentido da deriva litoral para sul de zonas com formações rochosas ou com estruturas de defesa;
A previsão de recuos em anos horizonte de projecto, terá de ser encarada com muitos cuidados face à complexidade dos fenómenos físicos envolvidos, à capacidade de intervenção humana acelerando ou travando evoluções, ou à possibilidade de se atingirem limiares não controláveis ou não previsíveis face ao actual estado de conhecimentos. São fenómenos não lineares que não se podem projectar no tempo com o ajuste de leis de regressão lineares a registos passados”

O relatório que agora se disponibiliza ao público está dividido em seis volumes, correspondentes a outras tantas tarefas diferenciadas.

 

Volume 1: 
Monitorização de frentes edificadas em risco de exposição às acções directas e indirectas do mar ou dependentes de estruturas de defesa costeira. (Enquadramento no POOC; Dinâmicas, causas das erosões; Fichas de Monitorização; Plano de monitorização, plano de acção e periodicidade). 
Descarregar PDF

 

Volume 2:
Programa de observação e de manutenção das estruturas de defesa costeira de frentes edificadas em risco (Tipologia de estruturas de defesa; Especificidades das estruturas de defesa costeira; Reconhecimento da importância e das limitações das estruturas de defesa costeira; Fichas de Monitorização; Plano de monitorização, plano de acção e periodicidade). 
Descarregue PDF

 

Volume 3:
Estudos de operações de alimentação artificial de praias e dunas com areias provenientes de fontes da plataforma continental e das operações de dragagem nas zonas portuárias. Avaliação de incidências ambientais. Análise custo /benefício versus eficácia como base de decisão sobre as opções de alimentação artificial de areias nas praias, com fontes offshore ou nas zonas portuárias e canais de navegação. (Elementos relevantes do POOC Caminha/Espinho; Justificação; Portos, quebra-mares, dragagens e erosão costeira; Origem das areias, fontes e zonas de empréstimos; transporte e deposição das areias; Local de deposição e reperfilamento; Prioridades para os concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende; contributos a considerar numa análise custo/benefício de uma alimentação artificial). 
Descarregar PDF

 

Volume 4:
Estudo do reforço de infra-estruturas pouco preparadas para resistir a grandes tempestades e catástrofes naturais (Tipologia de danos, roturas e colapso de estruturas de defesa costeira; Tipologia de intervenções de reabilitação, reconstrução e reparação de esporões e de estruturas longitudinais aderentes). 
Descarregar PDF

 

Volume 5:
Plano de intervenções estruturais de defesa costeira e de controlo de inundações quando e de as mesmas se justificarem de uma forma inequívoca. 
Descarregar PDF

Volume 6: 
Retirada Planeada (colaboração na avaliação das condições políticas e sócio – económicas para proceder às intervenções e às retiradas previstas no POOC Caminha – Espinho, nomeadamente nos aglomerados de S. Bartolomeu do Mar, Pedrinhas e Cedovém).

Descarregar PDF

 

Estudo Hidráulico e Fluvial dos rios Coura, Âncora e Neiva

Estudo desenvolvido pela Faculdade de Engenharia do Porto com coordenação do Professor Rodrigo Maia.
O trabalho incidiu no Estudo Hidráulico e Fluvial dos rios Coura, Âncora e Neiva e na indicação de acções de reabilitação e valorização das suas margens num troço de cerca de 1.5 Km a contar da foz, para cada um desses rios.

Volume 1
Introdução e metodologias gerais. (Introdução; Estudos hidráulicos; Avaliação ecológica e caracterização do habitat; Estudo de propostas gerais de reabilitação e valorização dos troços ribeirinhos em estudo; Participação pública; Plano de Monitorização; Bibliografia) 
Descarregue PDF

Volume 2
Estudo Hidráulico e Fluvial do Rio Neiva. (Estudos hidráulicos; Avaliação ecológica e caracterização dos habitats; Propostas de soluções de reabilitação e valorização da área de intervenção do rio Neiva)
Descarregue PDF

Volume 3
Estudo Hidráulico e Fluvial do Rio âncora. (Estudos hidráulicos; Avaliação ecológica e caracterização dos habitats; Propostas de soluções de reabilitação e valorização da área de intervenção do rio Âncora)
Descarregue PDF

Volume 4
Estudo Hidráulico e Fluvial do Rio Coura. (Estudos hidráulicos; Avaliação ecológica e caracterização dos habitats; Propostas de soluções de reabilitação e valorização da área de intervenção do rio Coura)
Descarregue PDF

Volume 4A
Análise da viabilidade técnica de potencial rebaixamento do leito do rio Coura, entre as pontes de Caminha. (Introdução; Enquadramento histórico; Caracterização da proposta; Estudo do efeito das cheias; Análise dos impactos na fauna; Enquadramento legislativo; Qualidade dos sedimentos; Conclusões; Bibliografia)
Descarregue PDF

 

Estudo desenvolvido pela empresa ALFOBRE - Arquitectura Paisagista com coordenação do arquiteto paisagista Bruno Costa.
A Ecovia do Litoral Norte é um projeto transversal a todo o território alvo da intervenção da Polis Litoral Norte, constituindo-se como uma “grande rota” ciclável que permita a ligação contínua entre os concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

 

Relatório geral. (âmbito; Considerações gerais, Metodologia; Caracterização do itinerário/área de intervenção; Aferição do traçado; Tipologias de acções de implantação dos traçados; Caracterização da rede da Ecovia do Litoral Norte; Volume de investimento; Benchmarking; Referências bibliográficas)

Descarregue PDF

 

Estudo de Caracterização da Actividade Pesqueira Costeira e dos seus Impactes nos Recursos e nas Comunidades Marinhas do Litoral Norte

Estudo desenvolvido pela empresa CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, com coordenação da Prof. Isabel Sousa Pinto.

Objetivos:

Caracterização dos principais habitats costeiros intertidais e subtidais

 

Determinação das principais espécies presentes e a sua abundância

 

Caracterização da actividade piscatória

 

Avaliação dos impactes da actividade piscatória nos recursos piscícolas e nos ecossistemas costeiros

 

Estudo de Caraterização dos Habitats da Faixa Costeira

Estudo desenvolvido pela empresa CIMASL - Centro de Investigaciones Medioambientales del Atlántico S.L., com coordenação do Dr. Óscar Monterroso Hoyos.

Objetivos:

Caracterização dos principais habitats costeiros intertidais e subtidais

 

Determinação das principais espécies presentes e a sua abundância

 

Caracterização da actividade piscatória

 

Avaliação dos impactes da actividade piscatória nos recursos piscícolas e nos ecossistemas costeiros

Polis Litoral Norte, Sociedade para a Requalificação e valorização do Litoral Norte, S.A. (em liquidação)

 

Edifício de Apoio à Doca de Recreio

4900-405 Viana do Castelo

Telf. 258 806 440

Fax. 258 806 449

geral@polislitoralnorte.pt

Acionistas:
Financiamento: