Reordenamento e qualificação de frentes marítimas

Núcleo da praia do Carreço

Núcleo da Amorosa

Núcleo da Pedra Alta

São Bartolomeu do Mar

Núcleo turístico de Ofir

Valorização paisagística e ambiental dos pequenos estuários

Foz do rio Âncora

Foz do rio Neiva

Ações 2017

Modernização do portinho de pesca de Castelo do Neiva

Modernização do portinho de pesca da Apúlia

Reordenamento e valorização de frentes marítimas visando a contenção da ocupação em zonas costeiras de risco e a retirada programada de ocupações em zonas vulneráveis ou de risco. 

Reabilitação e valorização de zonas lagunares degradadas de forma a evitar os riscos de cheia e divulgação e sensibilização do seu valor natural.

Reordenamento e qualificação de frentes marítimas

 

Núcleo da praia do CarreçoViana do Castelo

Criação de área de estacionamento de retaguarda para autocarros, percursos pedonais e áreas verdes;

Beneficiação do arruamento de acesso à praia;

Requalificação das redes de infraestruturas existentes na área de intervenção.

Antes

Depois

 

 Núcleo da Amorosa | Viana do Castelo

Recuperação e renaturalização de sistemas dunares e de áreas degradadas; Reordenamento do espaço público enquanto fator de valorização e qualificação do espaço natural e em particular nas zonas classificadas como de risco de avanço da água do mar; Criação de áreas de estacionamento, evitando a apropriação indesejada e recorrente nas zonas de fronteira indefinida.

Antes

Durante

Depois

 

 Núcleo da Pedra Alta | Viana do Castelo

Ordenamento do espaço público enquanto fator de valorização e qualificação do espaço natural e em particular nas zonas classificadas como de risco de avanço da água do mar; criação de áreas de estacionamento, evitando a apropriação indesejada e recorrente nas zonas de fronteira indefinida, recuperação e renaturalização de sistemas dunares e de áreas degradadas, bem como de consolidação da área intervencionada pela APA / ARH do Norte, em Novembro de 2011, com carácter de urgência, face ao recuo significativo das dunas a sul do Porto de Pesca da Pedra Alta.

Antes

Depois

 

 São Bartolomeu do Mar | Esposende

Demolição do casario situado em zona de risco (27 imóveis);

Construção de um novo muro de proteção costeira e nova praça do cruzeiro, esta já fora da zona de risco, recorrendo para isso a uma eficiente solução de fundações estruturais;

Reabilitação do cordão dunar a sul, com recurso a um núcleo resistente de geocilindros, à plantação de vegetação autóctone e à instalação de paliçadas naturais;

Regularização/encaminhamento para o mar, do troço final da ribeira a sul;

Proteção do cordão dunar a norte;

Reperfilamento da pequena praia de calhau rolado;

Consolidação/reforço de muro em alvenaria de pedra.

Antes

Durante

Depois

 

Núcleo turístico de Ofir | Esposende

Requalificação integral do pavimento e balizamento do corredor de circulação viário, obrigando à disciplina de circulação de sentido único, e impedindo do estacionamento lateral à via.

Antes

Depois

 

 Modernização do portinho de pesca de Castelo do Neiva | Viana do Castelo

Beneficiação das redes de infraestruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, instalação de um novo guincho na rampa-varadouro, requalificação e expansão dos armazéns de aprestos de pesca, reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos, requalificação/beneficiação da oficina de reparação de embarcações, beneficiação do posto de abastecimento de combustíveis às embarcações, e requalificação/beneficiação/ampliação do edifício-lota.

Portinho Castelo Neiva_Antes

Antes

Portinho Castelo Neiva_3D

Simulação 3D

Portinho Castelo Neiva_antes

Antes

Portinho Castelo Neiva_3D

Simulação 3D

Edifico Lota Castelo Neiva antes

Edifício Lota Antes

Edifico Lota Castelo Neiva 3D

Edifício Lota simulação 3D

Antes

Portinho Castelo Neiva_3D

Simulação 3D

Durante

Empreitada em execução

 

 Modernização do portinho de pesca de Apúlia | Esposende

Compreende a beneficiação dos portões, dos sanitários e balneários, a reparação de cantarias e sistemas de impermeabilização exteriores dos arrumos de aprestos de pesca, a colocação de vedação limitadora do espaço de armazenagem exterior das artes de pesca, a colocação de estrados no solo, no espaço exterior, para deposição das artes de pesca, a instalação de ponto de água e de iluminação, na área exterior, a remoção de afloramentos rochosos na zona entre marés da faixa de acesso das embarcações ao mar, a beneficiação do sistema de deposição e recolha seletiva de resíduos, e a beneficiação/ampliação do posto de vendagem de pescado.

Empreitada

em contratação

Antes

Valorização paisagística e ambiental dos pequenos estuários

 

 Foz do Rio Âncora | Caminha

Valorização de uma área de cerca de 14ha em ambas as margens do Rio Âncora, que contempla a criação de percursos de visitação e contemplação, pedonais e cicláveis, que farão parte da Ecovia do Litoral Norte numa extensão de aproximadamente 790 m, com vista à diminuição do risco, preservação, requalificação e divulgação da zona estuarina do Rio Âncora. Inclui ainda a eliminação das grandes manchas de espécies exóticas invasoras, a reabilitação da galeria ripícola, a valorização do habitat de espécies faunísticas autóctones através da criação de abrigos para a fauna, com a necessária sinalização regulamentar e informativa dos valores em presença.

Empreitada

em execução

 

 Foz do Rio Neiva | Viana do Castelo e Esposende

Valorização da margem esquerda numa extensão de cerca de 1.5 Km.
São propostas ações de limpeza de resíduos e a remoção seletiva de plantas invasoras, com recuperação da vegetação ribeirinha, promovendo a estabilidade da margem. Os percursos pedonais e cicláveis, são todos eles recuperados de trilhos antigos, alguns dos quais entretanto ocupados pela vegetação devido à falta de manutenção. Estes percursos têm como um dos seus objetivos primordiais a dinamização de ações de educação e interpretação ambiental e de descoberta da natureza.

Empreitada

em execução

Polis Litoral Norte, Sociedade para a Requalificação e valorização do Litoral Norte, S.A. (em liquidação)

 

Edifício de Apoio à Doca de Recreio

4900-405 Viana do Castelo

Telf. 258 806 440

Fax. 258 806 449

geral@polislitoralnorte.pt

Acionistas:
Financiamento: