Qualificação de Frentes Ribeirinhas

Área envolvente ao Forte de Santiago da Barra

Praia Norte

Cabedelo

Frente Ribeirinha de Esposende

Frente Ribeirinha de Fão

Modernização do cais de pescadores de Caminha

Modernização do estaleiro de reparação de embarcações de pesca do Cabedelo

Modernização da doca de pesca de Esposende

Dotar as frentes ribeirinhas dos principais núcleos urbanos de condições de vivência e usufruto pela população e visitantes permitindo uma ligação mar-terra de qualidade.

 

Área envolvente ao Forte de Santiago da Barra | Viana do Castelo

Requalificação da envolvente ao Forte de Santiago da Barra e seus espaços de enquadramento a Norte, respetivos baluartes e fosso, e zona de aprestos de apoio à atividade pesqueira.

Antes

Depois

Depois

 

Praia Norte | Viana do Castelo

Requalificação da denominada "zona tampão", com a criação de praças temáticas, incluindo infraestruturas, iluminação e mobiliário urbano. Criação de troço de Ecovia.

Antes

Durante

Depois

 

Cabedelo | Viana do Castelo

Qualificação do espaço público;

Defesa e delimitação da zona em risco com reperfilamento da frente marítimo/ribeirinha;

Correção de erosão de superfície;

Ordenamento do estacionamento automóvel;

Criação de áreas destinadas à prática desportiva e lazer; Implantação de equipamentos de apoio à vigilância e segurança da área balnear;

Criação de troço de Ecovia.

Antes

Depois

 

Frente Ribeirinha de Esposende | Esposende

Requalificação do  passeio ao longo da marginal de Esposende, com a introdução de uma ciclovia de continuidade e criação de um passadiço de ligação da marginal à Praça das Lampreias.

Antes

Durante

Depois

 

Frente Ribeirinha de Fão | Esposende

Reordenamento e requalificação da orla fluvial compreendida entre a ponte metálica e a zona do Caldeirão, estabelecendo uma ligação pedonal e ciclável enquadrada na futura Ecovia do Litoral Norte e na rede de circuitos que acompanha toda a margem do rio até ao limite do concelho de Esposende.

Reparação pontual do trabalho iniciado pelo Município de Esposende em 2005, execução de passadiços pedonais e cicláveis, tanto suspensos como apoiados no chão, instalação de mobiliário urbano (parqueamentos para bicicletas, bancos, papeleiras, sinalética e painéis informativos), prolongamento da rede de iluminação pública existente na frente da Pousada da Juventude, e reforço de iluminação no largo do Caldeirão. Requalificação da descarga de águas pluviais existente e criação de uma nova  descarga na ligação à rua Serpa Pinto. Renaturalização da margem, através de ações de limpeza e de erradicação de infestantes, permitindo a regeneração da vegetação autóctone.

Antes

Depois

Depois

 

Modernização do cais de pescadores de Caminha | Caminha

Aumento da área útil do cais, prolongamento da ponte-cais, reparação/beneficiação da rampa-varadouro e das estruturas para amarração de embarcações, recuperação das escadas para acesso às embarcações, instalação de um novo guincho na rampa e incremento da capacidade de atracação de barcos.

Antes

Durante

Depois

 

Modernização do estaleiro de reparação de embarcações de pesca do Cabedelo | Viana do Castelo

Reordenamento e requalificação das áreas exteriores de circulação e estacionamento de embarcações, beneficiação das redes de infraestruturas, recuperação da rampa-varadouro, instalação de um novo guincho na rampa, requalificação e expansão da área coberta do estaleiro, e reordenamento e beneficiação do sistema de depósito e recolha diferenciada de resíduos.

Antes

Empreitada em execução

Estaleiro Cabedelo durante

Durante

 

Modernização da doca de pesca de Esposende | Esposende

Compreende a reparação da grua de elevação vertical, a instalação de um guincho na rampa-varadouro, a correção da inclinação da rampa-varadouro, recuperação/beneficiação das plataformas flutuantes, a recuperação/beneficiação das pontes de acesso pedonal às plataformas flutuantes, a colocação de tampas nos topos dos fustes de guiamento vertical das plataformas flutuantes, a execução de plataforma de nível em avanço, sobre o prisma de enrocamento que bordeja a doca, para armazenamento exterior de aprestos de pesca, a execução de rede de abastecimento de água com pontos distribuídos ao longo da periferia da doca e nas plataformas flutuantes, o ordenamento/beneficiação do sistema de depósito diferenciado de resíduos, a instalação de iluminação pública e de um posto de abastecimento de combustíveis às embarcações.

Antes

Polis Litoral Norte, Sociedade para a Requalificação e valorização do Litoral Norte, S.A. (em liquidação)

 

Edifício de Apoio à Doca de Recreio

4900-405 Viana do Castelo

Telf. 258 806 440

Fax. 258 806 449

geral@polislitoralnorte.pt

Acionistas:
Financiamento: